twitterfacebookemail

Olá amigos!

Olá amigos!

domingo, 3 de junho de 2012

As Estrelas do Céu



Era uma vez uma garotinha que desejava nada mais do que tocar as estrelas do céu. Nas noites claras sem luar, ela se debruçava na janela do quarto e ficava olhando para as milhares de luzinhas espalhadas pelo céu, imaginando como seria se pudesse ter nas mãos uma delas.
Numa noite morna de verão, quando a Via Láctea brilhava mais do que nunca, achou que já não agüentava mais esperar - tinha de tocar numa ou duas estrelas, fosse como fosse. Pulou da janela e partiu sozinha para ver se conseguiria satisfazer seu intento.
Ela andou, andou muito, e muito mais ainda, até que chegou um moinho de vento, cuja roda girava, moendo os grãos.
- Boa noite! - disse ela para a mó. - Eu gostaria de brincar com as estrelas do céu. Você viu alguma por aqui?
- Ora! Vi, sim! - resmungou a mó. - Toda noite elas brilham no meu rosto; a luz vem desta lagoa e não me deixa dormir. Pode mergulhar, minha jovem, que você vai encontrá-las.
A menina mergulhou na lagoa e ficou nadando até cansar os braços, e teve de parar, mas não conseguiu encontrar estrela alguma.
Ela, então, se dirigiu à velha mó:
- Desculpe, mas eu não acho que esta lagoa tenha estrelas!
- Bem, tinha sim, até que você mergulhou e agitou a superfície da água. - retrucou a mó.
A menina saiu da lagoa, procurou se secar o melhor que pôde e partiu de novo pelos campos afora. Depois de algum tempo, chegou a um riacho de águas murmurantes e pedras cobertas de musgo.
- Boa noite, riachinho! - disse ela, educadamente. - Estou tentando alcançar as estrelas do céu para poder brincar com elas. Você viu alguma por aqui?
- Ora! Vi, sim! - sussurrou o riacho. - Elas ficam cintilando a noite inteira nas minhas margens e não me deixam dormir. Entre na água, minha jovem, que você vai encontrá-las.
A menina entrou, ficou andando pelo riacho um bom tempo, subiu nas pedras cheias de musgo, mas não conseguiu encontrar estrela alguma. Dirigiu-se, então, ao riacho, com a máxima delicadeza:
- Desculpe, mas aqui não parece haver estrelas.
- Você está dizendo que aqui não tem estrelas? - replicou o riacho. - Pois há muitas estrelas por aqui, sim. Eu sempre vejo. Tem noite que cobrem toda minha superfície, daqui até a velha lagoa do moinho. São tantas que nem sei o que fazer com elas.
E o riacho continuou se lamentando, acabando por esquecer-se da garotinha, que aproveitou e saiu de fininho, tomando os campos outra vez.
Passado algum tempo, sentou-se para descansar numa campina. Deve ter sido a campina das fadas, porque num piscar de olhos cerca de cem fadinhas precipitaram-se a dançar sobre a relva. Não eram maiores do que os cogumelos, mas estavam todas vestidas de ouro e prata.
- Boa noite, Pequenas Criaturas! - cumprimentou a menina. - Estou tentando alcançar as estrelas do céu. Vocês viram alguma por aqui?
- Ora! Vimos, sim! - disseram as fadas. - Elas aparecem todas as noites em meio à relva. Venha dançar conosco, mocinha, que você vai encontrar quantas quiser.
Convite aceito, pôs-se a dançar. Entrou na roda das Pequenas Criaturas e dançou, dançou, dançou. A pouca luz permitia ver perfeitamente a relva, mas ela não conseguiu ver nenhuma estrela. Continuou dançando até a exaustão e acabou caindo no meio da roda.
Já cansei de tentar e não consigo alcançá-las aqui embaixo. Se vocês não me ajudarem, não vou arranjar nunca uma estrela para brincar.
- Ahn! - suspiraram as fadas. Uma delas se aproximou e pegou a mão da menina: - Se você está mesmo determinada, continue em frente. Siga sempre em frente, e não deixe de pegar a estrada certa. Peça ao Quatro Pés para levá-la ao Sem Pés, e diga ao Sem Pés para levá-la até a Escada Sem Degraus, e se você subir lá...
- Vou chegar até as estrelas? - gritou a mocinha.
- Se você não chegar lá, chegará em outro lugar qualquer, não é mesmo? - A fadinha deu uma boa risada e todas elas desapareceram.
A menina retomou o caminho, esperançosa, e logo encontrou um cavalo selado, amarrado a uma árvore.
- Boa noite! - disse ela. - Estou tentando alcançar as estrelas do céu e já andei tanto que até os ossos me doem. Você me daria uma carona?
- Não sei de estrelas do céu. - retrucou o cavalo. - Só estou aqui para atender ao pedido das Pequenas Criaturas.
- Mas eu acabo de vir de lá e as Pequenas Criaturas me mandaram pedir ao Quatro Pés para me levar até o Sem Pés.
- Quatro Pés? Sou eu! - relinchou ele. - Monte aí e vamos embora.
E os dois se foram, e andaram muito, andaram tanto que saíram da floresta e chegaram à beira do mar.
- Eu trouxe você até o fim da terra, e isso é tudo que Quatro Pés pode fazer. Agora, preciso voltar para casa.
A menina apeou e começou a andar pela praia, tentando imaginar o que fazer, até que um peixe maior do que todos os que já tinha visto na vida veio nadando até bem pertinho dos seus pés.
- Boa noite! - disse ela. - Estou tentando alcançar as estrelas do céu. Você pode me ajudar?
- Sinto muito, mas não posso. - falou o peixe, soltando borbulhas. - A não ser que você tenha ordem das Pequenas Criaturas.
- Mas eu tenho. Elas disseram que Quatro Pés me traria até o Sem Pés, e que Sem Pés me levaria até a Escada Sem Degraus.
- Ah, bom! Então, está tudo bem. Suba nas minhas costas e segure firme.
E partiram os dois - tchibum! - dentro d'água, tomando um caminho que reluzia na superfície e parecia conduzir ao fim do mar, onde ele se encontra com o céu. Distante dali, a garotinha avistou um lindo arco-íris surgindo do oceano e indo acabar no céu, onde brilhavam todas as cores do mundo, tons de azul, de vermelho e de verde, uma maravilha de ver. Quanto mais se aproximavam, mais brilhava, até que ela precisou proteger os olhos de tanta luz.
Finalmente, chegaram até o início do arco-íris e a menina pôde ver que era na verdade uma estrada ampla e iluminada, subindo íngreme em direção ao céu, e lá na outra ponta, bem longe, avistou umas coisinhas brilhantes dançando.
- Daqui eu não posso passar. - disse o peixe. - Isso aí é a Escada Sem Degraus. Suba, se conseguir, mas segure-se bem. Essa escada não foi feita para pés humanos, entende?
A menina agradeceu e pulou das costas do Sem Pés, que foi-se embora espadanando pelo mar afora. Ela começou a subir no arco-íris. Subiu, subiu, subiu. Era difícil. A cada passo que dava para cima, parecia escorregar dois para baixo. Mesmo depois de ter conseguido deixar o mar para trás, lá embaixo, bem longe, as estrelas do céu pareciam estar mais distantes do que nunca. Mas pensou: "Não vou desistir. Já cheguei até aqui, não vou voltar agora."
E continuou subindo. A temperatura foi baixando, mas o céu foi ficando cada vez mais claro, até a menina perceber que já estava chegando perto das estrelas.
- Já estou quase chegando! - gritou entusiasmada.
E, de fato, de repente ela chegou à pontinha do arco-íris. Olhou em volta e em todas as direções viu estrelas dançando. Corriam de um lugar para outro, de cima para baixo, de frente para trás e brilhavam nas cores mais variadas ao redor da menina.
- Puxa! Cheguei! - sussurrou ela baixinho. Nunca tinha visto uma coisa tão bonita; e ficou ali, olhando maravilhada para aquilo tudo.
Mas em pouco tempo percebeu que estava tremendo de frio e, ao olhar para baixo, não viu mais a terra, perdida na escuridão. Quis encontrar sua casa, mas não dava nem para ver as luzes das ruas ou das janelas em meio àquele breu. Começou a sentir-se um pouco tonta.
"Não vou embora sem ter tocado ao menos numa estrela", pensou ela. Colocou-se na ponta dos pés e esticou o braço o mais que pôde. Esticou ainda mais um pouco... e, de repente, uma estrela cadente passou zunindo pertinho dela. A menina tomou um susto tal que perdeu o equilíbrio!
E caiu, e foi caindo, caindo, escorregando pelo arco-íris. Quanto mais descia, mais o ar esquentava e mais sonolenta ela se sentia. Abriu enorme bocejo, soltou um pequeno suspiro e, sem perceber, entrou em sono profundo.
Quando acordou, estava em sua própria cama. O sol adentrava pela janela e os pássaros entoavam seus cantos matinais, voando de galho em galho.
- Será que eu toquei mesmo nas estrelas? Ou será que foi tudo um sonho?
Sentiu que havia algo na mão e abriu-a, com a palma estendida para cima. Uma luzinha brilhou e num instante desapareceu. A menina sorriu contente, sabendo que aquilo era um restinho de poeira das estrelas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário