twitterfacebookemail

Olá amigos!

Olá amigos!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Tartaruga-pente












A TARTARUGA-PENTE cujo nome tem origem porque seu casco era usado para fabricar pentes, além de armações de óculos entre outros artefatos, tem a carapaça, formada por escamas marrons e amarelas, sobrepostas, a boca lembra o formato de um bico de gavião, ela é considerada a mais bonita das tartarugas marinhas e seu casco pode chegar a medir até um metro de comprimento e pesar 150 quilos. Por ter sido muito caçada, hoje ela é uma das tartarugas marinhas mais ameaçadas de extinção.

As TARTARUGA-PENTE se alimentam de peixes, caramujos, esponjas e siris. Quando jovem é encontrada em todo o litoral do Nordeste, porém o único local onde ainda há um número significativo de desovas é o litoral norte da Bahia.

Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga de Pente
Nome Científico: Eretmochelys imbricata
Época: Holoceno
Local onde Vive: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 150 quilos
Tamanho: 1,0 metro de comprimento
Alimentação: Onívora


http://www.tartarugas.avph.com.br/tartarugadepente.htm

Atividades, Texto Informativo I

Substitua cada uma das palavras grifadas(letra bastão) por outras que tenham o mesmo significado, procurando no dicionário.

TARTARUGA-DE-PENTE

Nome científico: Eretmochelys imbricata

Também chamada de tartaruga-verdadeira ou LEGITIMA, é considerada a mais bonita de todas as tartarugas marinhas. Tem a CARAPAÇA formada por escamas marrons e amarelas, SOBREPOSTAS como as telhas de um telhado.

A boca lembra o formato de um bico de gavião e o casco pode medir até 1 metro de comprimento e pesar 150 quilos. Tem esse nome porque era caçada para que seu casco fosse usado na fabricação de pentes e ARMAÇÕES de óculos. Por isso é uma das mais AMEAÇADAS de extinção.

Alimenta-se de esponjas, peixes, caramujos e siris. Na forma juvenil ou semi-adulta, é encontrada em todo o litoral do Nordeste, mas para DESOVAR busca principalmente o litoral norte da Bahia e o de Sergipe.


Fonte: http://users.peacelink.it/zumbi/org/tamar/especie.html



TARTARUGA-DE-PENTE

Nome científico: Eretmochelys imbricata

Também chamada de tartaruga-verdadeira ou ____________________,é considerada a mais bonita de todas as tartarugas marinhas.

Tem a __________________ formada por escamas marrons e amarelas,____________________ como as telhas de um telhado.

A boca lembra o formato de um bico de gavião e o casco pode medir até 1 metro de comprimento e pesar 150 quilos.

Tem esse nome porque era caçada para que seu casco fosse usado na fabricação de pentes e _____________________ de óculos.


Por isso é uma das mais _______________________ de extinção.

Alimenta-se de esponjas, peixes, caramujos e siris.

Na forma juvenil ou semi-adulta, é encontrada em todo o litoral do Nordeste, mas para ______________________ busca principalmente o litoral norte da Bahia e o de Sergipe.


http://lereescrever.fde.sp.gov.br/site/Documentos/guia_planejamento_2a%20serie_vol1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário