twitterfacebookemail

Olá amigos!

Olá amigos!

sexta-feira, 9 de março de 2012

A GIRAFA

 
A girafa é o mais alto de todos os animais, os machos adultos podem alcançar aproximadamente 5m de altura em razão das pernas que tem 1,8m de comprimento e do pescoço que pode ser até mais comprido.
Ela pesa aproximadamente 900 Kg e vive na Ao sul e ao leste da África em áreas secas de savanas, onde pode encontrar grande quantidade de acácias, arbustos que são sua principal fonte de alimentação. A girafa se alimenta como a vaca, rumina o bolo alimentar que é a comida que contida no estômago, mas volta a boca para uma segunda mastigação.
Existe apenas uma espécie de girafa, variando no desenho da pelagem, na riqueza das cores e larguras das linhas. A pelagem tem manchas semelhantes a retalho de cor julva (amarelo acastanhado) a pardo acastanhado, estes desenhos da cor ajudam a protegê-las, tornando-a difícil de ser avistada. Ela possui dois pequenos chifres cobertos de pele e pêlos; A girafa pode fechar completamente as narinas para evitar a entrada de poeira e areia, usa o lábio superior e a língua que tem mais de 40 cm de comprimento para colher seu alimento. Possui uma excelente visão e audição, raramente usa sua voz que pode emitir uma variedade de sons.
A gestação da girafa dura de 14 à 15 meses até o nascimento da cria. Ela só pode dar a luz apenas a uma cria de cada vez, em raros casos, gêmeos. Ao nascer o filhote pode alcançar cerca de 1.80m de altura e pesar quase 70Kg.
A girafa geralmente dorme em pé, mas quando se deita mantém o pescoço erguido. Ela é muito veloz, pode galopar cerca de 50 Km por hora. Se reúne em pequenos bandos. O macho mais alto domina o rebanho.
As girafas vivem cerca de 15 à 20 anos.
O homem reduziu o número de girafas ao caçá-las e ao transformar os campos onde elas vivem em fazendas.
Enciclopédia Delta Universal Vol. 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário