twitterfacebookemail

Olá amigos!

Olá amigos!

sábado, 24 de novembro de 2012

Adivinhe a Multiplicação


Figura meramente ilustrativa


Organização da classe: em trio

Recursos necessário: Todas as cartas do baralho, exceto damas, reis e valetes.

Meta: Conseguir juntar maior pares possível.

Peça a algum aluno para ler as regras do jogo

Regras:

1- Esse é um jogo para trios, havendo dois jogadores r um juiz. Os alunos decidem quem será o juiz.
2- O juiz embaralha e dá a metade das cartas para cada jogador. Nenhum jogador vê as cartas que tem.
3- Os dois jogadores que receberem as cartas sentam-se um em frente do outro, cada um segurando seu monte de cartas viradas para baixo. O terceiro jogador fica de frente para os dois jogadores, de modo que possa ver o rosto dos dois.
4- A um sinal do juiz, os dois jogadores pegam a carta de cima de seus respectivos montes e falam “Adivinhe”, segurando-as perto de seus rostos de maneira que possam ver somente a carta do adversário.
5- O juiz usa os dois números à mostra e diz o produto. Cada jogador tenta deduzir o número da própria carta apenas olhando a carta do adversário e conhecendo o produto falado pelo juiz. Por exemplo, um jogador viu um 6, e o outro viu um 5 e o produto dito pelo juiz foi 30. O jogador, para levar as duas cartas, deve dizer 6 e 5 ou 5 e 6.
6- O jogador que disser primeiro o número o número das duas cartas fica com elas.
7- O jogo acaba quando as cartas acabarem.
8- Ganha o jogador que tiver mais pares de cartas no final do jogo.

No jogo os alunos aprendem a relacionar os fatores da multiplicação ao produto entre eles, desenvolvem estratégias de cálculo mental e podem refletir melhor a respeito do seu desempenho no conhecimento das tabuadas de multiplicação.
Utilize o jogo inicialmente sem informar antes os seus alunos, deixando que eles percebam suas próprias dificuldades com a tabuada. Propõe a seguir um novo jogo, já previamente avisado, ressaltando o tempo disponível que terão para estudar a tabuada.
Solicite que façam uma avaliação do jogo, anotando as maiores dificuldades.


Fonte: Cadernos de Mathema
            Jogos de matemática de 1º ao 5º ano
            Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido

Nenhum comentário:

Postar um comentário