Figura meramente ilustrativa
Organização
da classe: em trio
Recursos
necessário: Todas
as cartas do baralho, exceto damas, reis e valetes.
Peça a
algum aluno para ler as regras do jogo
Regras:
1- Esse é
um jogo para trios, havendo dois jogadores r um juiz. Os alunos decidem quem
será o juiz.
2- O juiz
embaralha e dá a metade das cartas para cada jogador. Nenhum jogador vê as
cartas que tem.
3- Os
dois jogadores que receberem as cartas sentam-se um em frente do outro, cada um
segurando seu monte de cartas viradas para baixo. O terceiro jogador fica de
frente para os dois jogadores, de modo que possa ver o rosto dos dois.
4- A um
sinal do juiz, os dois jogadores pegam a carta de cima de seus respectivos
montes e falam “Adivinhe”, segurando-as perto de seus rostos de maneira que
possam ver somente a carta do adversário.
5- O juiz
usa os dois números à mostra e diz o produto. Cada jogador tenta deduzir o
número da própria carta apenas olhando a carta do adversário e conhecendo o
produto falado pelo juiz. Por exemplo, um jogador viu um 6, e o outro viu um 5
e o produto dito pelo juiz foi 30. O jogador, para levar as duas cartas, deve
dizer 6 e 5 ou 5 e 6.
7- O jogo
acaba quando as cartas acabarem.
8- Ganha
o jogador que tiver mais pares de cartas no final do jogo.
No jogo
os alunos aprendem a relacionar os fatores da multiplicação ao produto entre eles, desenvolvem estratégias de
cálculo mental e podem refletir melhor a respeito do seu desempenho no
conhecimento das tabuadas de multiplicação.
Utilize o
jogo inicialmente sem informar antes os seus alunos, deixando que eles percebam suas próprias
dificuldades com a tabuada. Propõe a seguir um novo jogo, já previamente
avisado, ressaltando o tempo disponível que terão para estudar a tabuada.
Solicite
que façam uma avaliação do jogo, anotando as maiores dificuldades.
Fonte:
Cadernos de Mathema
Jogos de matemática de 1º ao 5º ano
Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Patrícia Cândido
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