twitterfacebookemail

Olá amigos!

Olá amigos!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O azeiteiro e o burro




Dois estudantes encontraram numa estrada um azeiteiro que guiava  um burro, carregado de bilhas de azeite. Os estudantes, que estavam sem dinheiro, ficaram muito contentes com aquele encontro e combinaram roubar o burro para o venderem. Enquanto o pobre homem seguia o seu caminho muito sossegado da sua vida,  um deles tirou a *cabeçada do burro e colocou-a no pescoço, e o outro escapou-se com o burro e a carga. O que ficou em lugar do animal, parou de propósito para o azeiteiro olhar para trás. Qual não foi, porém, o espanto deste ao ver um homem em vez do burro!
O estudante disse para ele com voz muito terna: «Ah! senhor, quanto lhe agradeço ter-me dado uma pancada na cabeça ! *Quebrou-me o encanto que durante tantos anos me fez ser burro!...» O azeiteiro, tirou o chapéu e disse-lhe muito humildemente: «Perdi no senhor, como burro, *o meu ganha-pão; mas paciência! Como homem que agora é, peço-lhe muitos perdões...por tê-lo maltratado tanta vez; mas que quer?... o senhor fazia-me às vezes desesperar com as suas manias!»
-  Está perdoado, bom homem! - disse o estudante. - O que lhe peço é que me deixe em paz.
O pobre azeiteiro, quando se viu só, lamentou-se da sua desgraça, e foi pedir dinheiro a um compadre para ir no dia seguinte à feira comprar outro burro. Quando chegou à feira viu lá o animal que lhe tinha pertencido, e que o estudante, que ele não tinha visto quando lho roubaram, estava a vender. O azeiteiro, julgou que o homem-burro se tinha transformado outra vez no seu burro, chegou-se ao pé do estudante e pediu-lhe licença para dizer um segredo ao burro. O estudante disse-lhe que sim e o azeiteiro, chegou a boca  à orelha do animal, gritou com toda a força: «Olhe, senhor burro, quem o não conhecer que o compre».

Nenhum comentário:

Postar um comentário