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Olá amigos!

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domingo, 6 de fevereiro de 2011

Uma janela para o mundo



          Quando queremos comprar algo, precisamos, ante de mais nada, de uma determinada coisa. O que é?
        Você faz uma compra, O valor do seu dinheiro é maior do que o da compra. O que o comerciante deve fazer?
        Você costuma conferir o troco de suas compras?
       Quando os comerciantes não têm troco, é muito comum nos oferecerem balas, caixas de fósforos ou outras coisas, como se fossem dinheiro. Você já recebeu alguma coisa como troco em vez de dinheiro?
       Você concorda com a atitude das pessoas que dão coisas no lugar de troco?
      Você já precisou devolver alguma mercadoria de suas compras porque faltava algum dinheiro para completar o valor?
      Você acha que um comerciante aceitaria receber balas como parte do pagamento de um pão, por exemplo?
      Vamos conhecer um texto de Ruth Rocha sobre esse assunto?



Como se fosse dinheiro

Todos os dias, Catapimba levava dinheiro para a escola para comprar o lanche.
Chegava no bar, comprava um sanduíche e pagava seu Lucas.
Mas seu Lucas nunca tinha troco:
- Ô menino, leva uma bala que eu não tenho troco.
Um dia, Catapimba reclamou de seu Lucas:
- Sei Lucas, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
- Ora, menino, eu não tenho troco. Que é que eu posso fazer?
- Ah, eu não sei! Só sei que quero que quero meu troco em dinheiro!
- Ora, bala é como se fosse dinheiro, menino! Ora essa...
Catapimba ainda insistiu umas duas e três vezes.
A resposta era sempre a mesma:
- Ora, menino, bala é como se fosse dinheiro... Então, leve um chiclete, se não gosta de bala.
Aí, o Catapimba resolveu dar um jeito.
No dia seguinte, apareceu com um embrulhão debaixo do braço. Os colegas queriam saber o que era. Catapimba ria e respondia:
- Na hora do recreio, vocês vão ver...
E, na hora do recreio, todo mundo viu.
Catapimba comprou seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. E tirou de dentro... uma galinha.
Botou a galinha em cima do balcão.
- Que é isso, menino? - perguntou seu Lucas.
- È pra pagar o sanduíche, seu Lucas. Galinha é como se fosse dinheiro... O senhor pode me dar o troco, por favor?
Os meninos estavam esperando para ver o que o seu Lucas ia fazer.
Seu Lucas ficou um tempão parado, pensando...
Aí colocou umas moedas no balcão:
- Está aí seu troco, menino!
E pegou a galinha, para acabar com a confusão.
no dia seguinte, todas as crianças apareceram com embrulhos debaixo do braço.
Na hora do recreio, todo mundo foi comprar lanche.
Na hora de pagar...
Teve gente que queria pagar com raquete de pingue-pongue, com papagaio de papel, com vidro de cola, com geleia de jabuticaba...
O Armandinho quis pagar um sanduíche de mortadela com o sanduíche de goiaba que ele tinha levado...
Teve gente Que também levou galinha, pato, peru...
E, quando seu Lucas reclamava, a resposta era sempre a mesma:
- Ué, seu Lucas, é como se fosse dinheiro...
Mas seu Lucas ficou chateado mesmo quando apareceu o Caloca puxando um bode.
Aí, seu Lucas correu e chamou a diretora.
Dona Júlia veio e contaram pra ela o que estava acontecendo.
E sabe o que ela achou?
Pois achou que as crianças tinham toda razão.
- Sabe, seu Lucas - ela falou - , bode não é como se fosse dinheiro. Galinha também não é. Até aí o senhor tem razão. Mas bala também não é dinheiro e muito menos chiclete.
Seu Lucas se desculpava:
- É, mas quando eu não tiver troco?
- Aí, o senhor anota, e no outro dia paga.
Os meninos fizeram uma festa, deram pique-pique pra dona Júlia e tudo.
 Naquele dia, nem houve mais aula.
Mas o melhor de tudo é que todos do bairro ficaram sabendo do caso.
E, agora, seu Pedro da farmácia não dá mais comprimido de troco, seu Ângelo do mercado não dá mais caixas de fósforos de troco... Nenhum comerciante dá mais mercadoria como se fosse dinheiro.E, ou não é?

Como se fosse dinheiro. FTD, 1995

Entendendo o texto

Responda as questões.
1. Um dia, Catapimba resolveu pagar seu lanche com uma galinha. Por quê?
2. Você concorda com essa atitude de Catapimba? Por quê?
3. Você acha que o valor de uma galinha é maior ou menor do que o valor de um sanduíche?
4.; Você acha que seu Lucas aprendeu a lição? Justifique sua resposta.
5. Seu Lucas, fazendo esse tipo de comércio, estava violando os direitos de quem?
6. Na cidade onde você mora os comerciantes costumam "dar coisas" no lugar do troco?


Leitura oral
Vamos fazer uma leitura dramatizada?
Com a ajuda do professor, a turma deverá escolher os colegas que representarão cada uma das personagens. Lembrem-se de escolher o narrador.
A leitura poderá ser feita mais de uma vez.

Viajando pelo texto


1. Você acha que o Catapimba tinha razão de exigir que o seu troco fosse dado em dinheiro? Por quê?
2. Seguindo o exemplo deCatapimba, todas as crianças resolveram pagar os lanches com outras coisas, não usando dinheiro.
a) Se você fizesse parte dessa turma, também pagaria o lanche como os outros?
b) Se você fosse pagar o lanche com alguma coisa, o que seria?
3. Que outra atitude você acha que o Catapimba poderia ter tomado para resolver o problema do troco?
4. Imagine que você vá à farmácia e receba o troco errado.
a) O que você faria se recebesse o troco a menos?
b) E se o troco fosse a mais?
5. Você acha que essa história se passou em apenas um dia e em dado momento?
que expressões do texto comprovam a sua resposta?

Situação-problema
1. Você vai a uma loja ou a um supermercado fazer compras e pega um produto. ao pagar, a pessoa que está no caixa diz que o preço não é mais o que está marcado na embalagem. A mercadoria foi reajustada e está com preço mais elevado. O que você faz? qual é o seu direito como consumidor?
2. Você compra duas latas de doce.Ao pagar, percebe que o preço marcado em uma das latas está um pouco maior. Qual dos dois valores você acha que deve pagar? O maior ou o menor? Explique.


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