twitterfacebookemail

Olá amigos!

Olá amigos!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Projeto de leitira: É tempo de ler

TEMA


O despertar da paixão por livros: Uma busca pelo letramento.

SUB TEMA: É tempo de ler.

PROBLEMÁTICA

 Para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificada e sofisticada. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a formação do leitor – letrado? A parceria escola e família podem fazer acontecer o letramento sem perder de vista à formação de leitores apaixonados?

JUSTIFICATIVA

  A preocupação com o desenvolvimento do conhecimento, justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância na formação de leitores. Para Feud Linard “num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo a leitura são mais que bem-vindos: são fundamentais”. Diante disso, o desafio é trabalhar com crianças do Ensino Infantil o prazer da leitura ainda na fase de alfabetização. Para tanto, é viável a parceria escola e família que juntas podem acelerar o processo de letramento de nossas crianças e, despertar a paixão por livros. O presente projeto apóia-se na tória de Vygostsky que para ele, além do desenvolvimento real, que encerra as atividades que a criança é capaz de realizar autonomamente, existe o nível de desenvolvimento potencial, no qual se incluem as atividades que ela consegue realizar mediante a colaboração de um adulto ou de pares mais capazes. Entre ambas as zonas, existe uma terceira zona, chamada de desenvolvimento proximal, a qual, ele postula que é nela que o bom ensino deve incidir, desvendando os caminhos por onde o desenvolvimento infantil pode seguir.

OBJETIVO GERAL

•Integrar família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras desertando o gosto, prazer e interesse pela leitura por meio da realização do Tempo de Ler.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•Envolver a família nas práticas de leitura;

•Colocar o aluno em contato com variados livros;

•Desenvolver a linguagem verbal do aluno;

•Resgatar a atenção da família para com a criança;

•Motivar o aluno a querer ler;

•Desenvolver a paixão por livros;

•Promover a aproximação aluno, escola e família;

•Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler;

METODOLOGIA

 Inicialmente, será feita uma oficina de apresentação para a família, colocando-a em sintonia com a proposta do projeto.

As atividades seguintes serão feitas em sala de aula, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/ aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala.

A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, Bíblicos, poesias, parlendas, piadas, contos, músicas, versos de cordel, histórias infantis, receitas, listagem, rótulos, etc.

Paralelo ao trabalho do professor em sala, às Sexta-feira, cada aluno levará um livro em uma sacola decorada, que deverá ser lido em família e, no retorno à escola, o aluno deverá transmitir aos colegas a experiência do Tempo de Ler recontando a história.

Mensalmente os pais preencherão uma ficha de acompanhamento do projeto.

RECURSOS

Humano; livros; textos diversos; sacola do projeto; músicas; som; TV; papel diversos; CD; DVD; tesoura;

tinta; lápis de cor; fantoches; cola; caracterização de personagem

DURAÇÃO

O ano todo

AVALIAÇÃO

 Será feita por meio das fichas de acompanhamento mensal que juntamente com a coordenação pedagógica da escola será feita discussões para adequar o projeto às necessidades geradas e, ao termino da duração prevista para a aplicação do projeto, haverá uma avaliação geral com a presença da família

REFERÊNCIAS

NOVA Escola. A revista de quem educa. Edição Especial LEITURA. Nº18. Abril, 2008.

RIBEIRO, Vera Masagão. Ensinar ou Aprender? Emília Ferreiro e a alfabetização. 2. ed. Campinas, SP: Papirus,1999.


ANEXOS - PROJETO DE LEITURA

TEMA O despertar da paixão por livros: Uma busca pelo letramento.

SUB TEMA É tempo de ler.

1. CONTROLE DE ENVIO DE LIVROS

(tabela de três colunas com DATA/ NOME DO LIVRO/ ALUNO

2. FICHA DE ACOMPANHAMENTO DA FAMÍLIA

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!

QUEIRA POR GENTILEZA LER E ESCOLHER A OPÇÃO QUE RESPONDE A QUESTÃO.



NOME DE SEU FILHO ________________________________________________


Como você considera o ato de ler semanalmente para seu filho?
GRATIFICANTE (  ) CANSATIVO (  ) MARAVILHOSO (  ) MUITO BOM (  ) MUITO TRABALHOSO (  ) OUTROS (  ) o quê? _______________________


Foi difícil fazer a leitura para seu filho?
NÃO ( ) FOI SÓ UM POUCO (  ) FOI MUITO DIFÍCIL (  )

Seu filho quis ouvir as histórias?
UMA SÓ VEZ (  ) MAIS DE UMA VEZ (  )

Você somente leu as histórias?
SIM, SOMENTE LI (  )
FIZ A LEITURA E TAMBÉM CONVERSEI SOBRE A HISTÓRIA (  )
FIZ A LEITURA E PEDIR QUE ELE RECONTASSE (  )


Seu filho tem pedido que você leia para ele, mesmo quando não vai livro do projeto?
NÃO ( ) SIM ( ) ÀS VEZES ( ) DIARIAMENTE ( )



Como você considera a idéia de enviar um livro para leitura em família?
PERCA DE TEMPO (  ) MOTIVADORA PARA A CRIANÇA (  ) DESGASTANTE PARA OS PAIS QUE TEM QUE LER PARA OS FILHOS (  ) REGULAR POIS NÃO É UMA EXPERIÊNCIA MUITO BOA POIS EXIGE MUITO DOS PAIS (  ) OUTRA OPINIÃO (  ) Qual? __________________________________________________________



Deixe aqui registrada a sua opinião, crítica ou sugestão. ____________________________________________________________________





_________________________________________

Assinatura do Pai, Mãe ou Responsável.

Fonte: http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário