OBJETIVOS:
Compreender a importância do emprego do substantivo, principalmente em textos;
Motivar o aluno a elaborar texto utilizando os substantivos;
Fazer uso das letras maiúsculas e minúsculas;
CONTEÚDO: Substantivos próprios e comum.
1) Recorte e cole 6 palavras com substantivos comuns e próprios.
COMUNS | PRÓPRIOS
Compreender a importância do emprego do substantivo, principalmente em textos;
Motivar o aluno a elaborar texto utilizando os substantivos;
Fazer uso das letras maiúsculas e minúsculas;
CONTEÚDO: Substantivos próprios e comum.
A FLORESTA EM FESTA
A festa na floresta foi muito divertida.
Foi tudo muito bem preparada pela simpática onça Frida.
O tigre Joanir veio vestido de rei.
E o leão, Luís Paixão, não gostou disso não!
- Rei da floresta é o leão!
Questionou o macaco Sanhaço.
E todos concordaram, com ele, até a nervosa cobra Librosa que veio com capinha, toda rosa.
Então trocaram as vestes.
Luís Paixão vestiu de rei.
E o tigre Joanir, de palhaço, fez todo mundo rir.
E a festa só acabou, quando a borboleta
Marieta falou que o barulho incomodava; pois a girafa Fumaça dos seus
recém nascidos, cuidava
Graça Batituci
SUBSTANTIVOS COMUNS: são aqueles que dão nome todos os seres da mesma espécie.
EX: festa, onça, leão, macaco, borboleta, escola, roupa, etc.
SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: são aqueles que dão nome a um só ser da mesma espécie.
EX: Frida, Luís Paixão, Joanir, Marieta, Curtiba, Juciele, etc.
ATIVIDADES
1) Coloque P nos substantivos próprios e C nos substantivos comuns.
a) macarrão( )
b) Canadá ( )
c) Alemanha ( )
d) Samanta ( )
e) teclado ( )
f) carro ( )
g) relógio ( )
h) Santa Catarina( )
i) Maria ( )
j) sorvete ( )
k) girassol ( )
2) Sublinhe no texto e e screva o nome de 5 substantivos:
COMUNS PRÓPRIOS
_______________________ _________________________
_______________________ _________________________
_______________________ __________________________
________________________ __________________________
________________________ ___________________________
3) Pinte no texto todos os nomes próprios:
4) Escolha dois de cada e forme frases:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
PARA CASAATIVIDADES
1) Coloque P nos substantivos próprios e C nos substantivos comuns.
a) macarrão( )
b) Canadá ( )
c) Alemanha ( )
d) Samanta ( )
e) teclado ( )
f) carro ( )
g) relógio ( )
h) Santa Catarina( )
i) Maria ( )
j) sorvete ( )
k) girassol ( )
2) Sublinhe no texto e e screva o nome de 5 substantivos:
COMUNS PRÓPRIOS
_______________________ _________________________
_______________________ _________________________
_______________________ __________________________
________________________ __________________________
________________________ ___________________________
3) Pinte no texto todos os nomes próprios:
4) Escolha dois de cada e forme frases:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
1) Recorte e cole 6 palavras com substantivos comuns e próprios.
COMUNS | PRÓPRIOS
quero a resposta
ResponderExcluir