twitterfacebookemail

Olá amigos!

Olá amigos!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Planeta Terra

 Texto Informativo


    A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol. É o quinto maior e mais massivo dos oito planetas do Sistema Solar. A Terra também é chamada de Mundo ou Planeta Azul.
    A Terra tem a forma arredondada, a forma de esfera, porém é achatada nos pólos.
    Abrigo de milhões de espécies de seres vivos, que incluem os humanos, é o único lugar no universo onde a existência de vida é conhecida.
    Mas nem sempre foi assim ao longo de sua formação o planeta possuiu diferentes características houve períodos com temperaturas extremamente elevadas, muito quentes.
    A formação da Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, nesse período o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida.
     Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento, essa alteração originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra.
     Com as mudanças ocorridas na temperatura do planeta, que foi se resfriando, foi expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esse processo fez com que os gases formassem a atmosfera e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras precipitações, um longo tempo de chuva ocasionou a formação dos oceanos primitivos, assim o surgimento da vida no planeta.
     A Terra é classificada em três tipos de camadas. De forma simplificada, a Terra é formada por uma camada externa, a Crosta Terrestre, um Manto viscoso e um Núcleo na parte mais interna.
     A camada externa é denominada de crosta terrestre. A maior parte da crosta terrestre é coberta de água, é a HIDROSFERA, e a parte não coberta por água são os CONTINENTES e numerosas ILHAS.
     O manto é uma camada essencialmente viscosa, composto por substâncias ricas em ferro e magnésio, apresenta temperaturas um pouco elevadas. O Manto fica entre a Crosta e o Núcleo da Terra.
    O núcleo é a camada mais interna do planeta. As temperaturas nessa camada são extremamente altas.
 
Responda as questões
1) Como também é chamado o Planeta Terra?
2)  Como é a forma da Terra?
3) Como se chamam as três  camadas que formam a Terra?
4) Como é denominada a camada externa que envolve a Terra?
5) Como é a camada chamada de Manto?
6) Como são as temperaturas no núcleo da Terra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário