Nome:____________________________________ data:_________
Avaliação bimestral de Língua Portuguesa
O pulo do gato
A raposa andava maluca para pegar
o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador
e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se
safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e
propôs a paz: - Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora
viver em paz! - Não é bem assim, comadre raposa - corrigiu o gato. - Não é um
que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro, é a "uma",
que é a senhora, que corre atrás do "outro", que sou eu... - Bom, de
qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em
pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um
curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição
com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O gato
aceitou e começaram as lições no mesmo dia. A raposa era aluna dedicada e o
gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a
cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e
até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das
aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato. Decidiu então que
já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de
outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto
mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de
banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se
num toco de aroeira. Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e
protestou: - Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
-Não ensinei, nem ensino! -riu-se o gato. -Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
-Não ensinei, nem ensino! -riu-se o gato. -Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
BANDEIRA,Pedro. Nova Escola,nº48.
Interpretação
1) “com um salto de banda, o danado sempre se safava.”
A palavra abaixo que tem o mesmo significado da expressão sublinhada é:
A( ) exibia B( ) livrava.
C( ) prejudicava. D( ) esborrachava.
2) De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta:
A( ) viver em paz.
B( ) brigar para sempre.
C( ) dividir os filés de rato.
D( ) viver cada um no seu canto.
3) O texto mostra que tanto a raposa, quanto o rato sempre demonstraram ser:
A( ) lentos.
B( ) amigos.
C( ) espertos.
D( ) medrosos.
4) A raposa tornou-se aluna do gato para:
A( ) distrair-se com ele.
B( ) fazer as pazes com ele.
C( ) brincar, pois se sentia sozinho.
D( ) conseguir uma chance de devora-lo.
5) O plano da raposa fracassou porque ela:
A( ) confiou demais em sua esperteza.
B( ) era uma aluna desatenciosa.
C( ) errou os pulos ensinados.
D( ) agiu sem pensar
6) Qual
dos adjetivo caracteriza o gato:
(A) descontrolado.
(B) pulador.
(C) implicante.
(D) nervoso.
7) A palavra gato é um:
(A ) adjetivo.
(B ) substantivo.
( C) verbo.
(D ) artigo.
8) A palavra correr é um:
( A) artigo.
( B) substantivo.
( C) verbo.
( D) pronome.
9) Reescreva as frases abaixo no plural.
A raposa andava maluca para pegar o gato.
______________________________________________________________
A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor.
______________________________________________________________
10) Produção de texto:
Agora continue a história dando um final diferente. Seja criativo, respeite a pontuação e paragrafação no texto:
________________________________________________________(A) descontrolado.
(B) pulador.
(C) implicante.
(D) nervoso.
7) A palavra gato é um:
(A ) adjetivo.
(B ) substantivo.
( C) verbo.
(D ) artigo.
8) A palavra correr é um:
( A) artigo.
( B) substantivo.
( C) verbo.
( D) pronome.
9) Reescreva as frases abaixo no plural.
A raposa andava maluca para pegar o gato.
______________________________________________________________
A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor.
______________________________________________________________
10) Produção de texto:
Agora continue a história dando um final diferente. Seja criativo, respeite a pontuação e paragrafação no texto:
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Leia com muita atenção!!
Boa sorte!!!!
Professora
Rosa Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário