“Consideramos a leitura do texto jornalístico imprescindível para a formação do leitor, capaz de entender, integrar-se e atuar na realidade social em que está inserido, via a formação de opiniões e mediante o desenvolvimento da capacidade de reflexão, essencial para assegurar sua participação como cidadão do mundo.”
Maria Virginia Brevilheri BENASSI
Notícia: SP será 2ª capital a banir sacola plástica – Folha de São Paulo
Organização da sala: alunos sentados em círculo ou semi-círculo, organizados em duplas previamente estabelecidas pelo professor. Critério do agrupamento: ter na dupla um aluno com leitura mais fluente.
Objetivo: mobilizar as habilidades de leitura, na tentativa de (re)construir os sentidos do texto.
Orientações ao professor:
1. Explicar aos alunos a finalidade da atividade. Comentar que farão algumas atividades que tem como objetivo ampliar a competência em relação à pratica da leitura. A atividade que realizarão nessa aula faz parte de uma sequência didática.
2. Entregar o texto aos alunos, informando sobre o jornal no qual foi publicado, as especificidades da seção onde foi retirado (Mercado), indicação de data e autoria. Mostrar o jornal na íntegra aos alunos indicando nome e seção de onde foi retirado o texto a ser estudado. Obs: não precisa ser o jornal do dia em que foi publicada a notícia em questão, o importante é que seja o mesmo jornal – no caso aqui a Folha de São Paulo.
3. Anunciar o gênero do texto – notícia – e solicitar que digam o que sabem sobre o que é uma notícia. Ouça as opiniões, anote na lousa e ofereça (oralmente) a informação que segue confirmando ou ampliando as idéias dos alunos: Notícias são textos que transmitem uma nova informação sobre acontecimentos, objetos ou pessoas. Relato de fatos que seja de interesse ou curiosidade das pessoas. Aparecem nos jornais, em revistas e também em sites na internet.
4. Solicitar que um aluno leia em voz alta apenas o título da notícia. Pedir que a turma antecipe possíveis conteúdos a partir do título. Registrar na lousa as hipóteses levantadas pelos alunos;
5. Indicar uma dupla de alunos para ler os 2 subtítulos da notícia e pedir que o grupo retome as hipóteses levantadas verificando quais possuem potencial de confirmação e quais não.
6. Em seguida pedir a um aluno com leitura fluente que leia os dois primeiros parágrafos. Realizar o mesmo movimento do item 5 no que se refere às hipóteses levantadas. Pedir que justifiquem suas verificações.
7. A partir das informações trazidas por esses 2 parágrafos, organizar algumas informações solicitando que os alunos indiquem:
• Qual é o fato noticiado?
• Onde ocorreu?
• Quando aconteceu?
• Quem eram os envolvidos?
• Por que ocorreu?
Conforme vão oferecendo as informações solicitadas pedir que os alunos localizem no texto os trechos correspondentes. Registrar na lousa - de forma breve - as informações oferecidas pelos alunos.
8. Depois disso, indicar alguns alunos (3 ou 4) para fazerem uma leitura em voz alta da notícia na íntegra para que todos acompanhem. Nesse momento os alunos escolhidos deverão ser aqueles com leitura mais fluente. Cada aluno selecionado poderá ler alguns parágrafos. É importante que o momento não seja transformado em uma leitura “jogralizada”.
9. Em seguida propor que o grupo comente as idéias principais veiculadas pela notícia.
10. Coordenar a discussão coletiva da notícia. Permitir que as crianças expressem o sentido que deram ao texto, suas dúvidas e seu posicionamento frente a essa nova regra na cidade de São Paulo. Alguns questionamentos podem ser feitos para alimentar a discussão:
• Por que acham que esse acontecimento virou notícia?
• Por que acham que o prefeito, que já foi contrário a essa proposta, mudou de ideia e agora pretende aprovar a lei? Indiquem o trecho do texto que traz resposta a essa pergunta.
• A quem essa lei afetará?
• Com a saída das sacolinhas do cenário cotidiano, os supermercados, principalmente, precisarão tomar algumas medidas. Quais são elas? O que vocês acham delas?
• Algumas pessoas dizem que usam a sacolinha do supermercado como saco de lixo e que, com a lei aprovada e praticada, terão que comprar saco de lixo (pretos ou azuis grossos). Perguntam se isso não é uma incoerência, já que esses últimos também causariam males ao meio ambiente?
• Nem todos são favoráveis à lei. A notícia relata a posição de 2 vereadores que pretendem entrar na Justiça contra a lei(parágrafo 10). Por que o vereador Chagas é contrário à lei?
11. Retomar o 5º parágrafo e chamar a atenção dos alunos para o uso das aspas. Perguntar o que significa o uso de aspas nesse parágrafo. Em seguida remetê-los ao 12º chamando a atenção para o uso desse sinal de pontuação na expressão “plástico verde”. Perguntar se os dois usos possuem o mesmo significado? Pedir que expliquem.
12. Solicitar que observem se o autor da notícia expressa sua própria opinião a respeito da proibição do uso de sacolinhas. Pedir que justifiquem a resposta. Explicar que na notícia, diferente de artigos de opinião, cartas, carta de leitor não há lugar para opiniões pessoais ou julgamentos proferidos pelo autor. O texto é escrito em 3ª pessoa e precisa oferecer concretude e imparcialidade.
13. Para finalizar propor que o grupo se posicione frente a notícia, justificando.
O GÊNERO “NOTÍCIA”: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE E INTERVENÇÃO. 3º CELLI – Colóquio de Estudos lingüísticos e Literários. Paraná. Abril/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário