twitterfacebookemail

Olá amigos!

Olá amigos!

quarta-feira, 23 de março de 2011

A Terra é o nosso planeta


          Você já imaginou o que deve existir no interior da Terra? Será que algum ser humano já esteve no centro do nosso planeta?
         Até hoje, ninguém chegou lá para ver como é que é. Da superfície terrestre ao centro, seria preciso percorrer uma distância de cerca de 6.400 quilômetros. Além disso, o interior do planeta é tão quente que nenhum ser vivo sobreveviria. A temperatura no centro da Terra ultrapassa 6.000 ºC! (Lê-se seis mil graus Celsius.) Imagine que um dia muito quente de verão no Brasil pode apresentar temperatura de 40 ºC. A água, quando ferve, pode atingir 100 ºC. Desse modo, imagine como é quente o centro da Terra.
         A Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição e as mudanças que ocorrem em sua estrutura. Para estudar o interior do planeta, os geólogos usam aparelhos que fazem medições a distância.     Também usam máquinas pram perfurar o solo e recolher materiais. Essas máquinas, porém, só podem fazer perfurações de poucos quilômetros de profundidade.

A estrutura do planeta

Crosta terrestre - Formada por rochas sólidas, constitui a superfície da Terra. Sua espessura varia entre 5 quilômetros, no fundo dos oceanos, e 80 quilômetros, nos pontos mais altos do planeta.
Manto - Camada com 2.900 quilômetros de profundidade; parte superior constituída por rochas sólidas e parte inferior formada por rochas derretidas devido à alta temperatura no interior da Terra.
Núcleo - formado por uma camada de material sólido e outra de materiais pastosos.
A camada sólida que reveste o nosso planeta, formada pela crosta terrestre e pela parte superior do manto, recebe o nome de litosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário