A litosfera
As rochas A litosfera tem na sua composição as rochas, os minérios e os diferentes tipos de solo.
Rocha são formadas por uma associação de diferentes materiais chamados minerais. Cada mineral tem uma composição definida. Existem inúmeros tipos de rocha , como granito, calcita, calcário e ardósia. O granito, por exemplo, é constituído principalmente por três minerais: quartzo, feldspato e mica.
Silvita, mineral usado na produção de fertilizantes.
Rocha formada por minerais, entre eles o calcário.
Não é comum a ocorrência de minerais isolados; por isso, quando vemos uma paisagem, observamos rochas, que são associações de minerais, e solos, que também contêm minerais.
Os minérios
Os minérios são minerais ou rochas de importância econômica. Os minérios podem contwer elementos como ouro, prata, cobre, ferro, alumínio, etc.
O solo
Em algumas partes da Terra, as rochas estão cobertas por uma camada chamada solo. O solo é formado por fragmentos de rochas, água, sais minerais, ar e materiais orgânicos. Esses materiais orgânicos são constituídos de restos de seres vivos em decomposição.
O solo é importante para as plantas, seres dos quais a maioria dos outros seres depende. Do solo, as raízes das plantas retiram água e sais minerais. No solo também vivem seres decompositores, os fungos e as bactérias, além de outras formas de vida, como minhocas e formigas.
O solo é popularmente conhecido como terra.
Os fungos, vistos em amarelo nesta foto, decompõem seres mortos, devolvendo ao solo os sais minerais e a matéria orgânica que o constituem.
A formação do solo
O solo se forma a partir da lenta fragmentação das rochas. Elas se transformam em partículas menores, ao longo de milhares de anos, devido à ação do vento, da água da chuva, dos seres vivos e das mudanças bruscas de temperatura.
Líquen: tipo de associação (entre duas espécies) em que um fungo e uma alga vivem juntos.
Ao longo dos anos, a ação da água da chuva, dos ventos e as mudanças bruscas de temperatura desgastam e fragmentam as rochas, quebrando-as em pedaços cada vez menores.
Os primeiros seres vivos a aparecerem nas rochas são os líquens. Esses
sers ajudam a fragmentar as rochas. fungos, bactérias e algumas plantas começam a surgir no solo. Quando morrem, essesseres formam o material orgânico do solo.
sers ajudam a fragmentar as rochas. fungos, bactérias e algumas plantas começam a surgir no solo. Quando morrem, essesseres formam o material orgânico do solo.
Os animais que chegam atraídos pela vegetação contribuem para a fragmentação das rochas e a formação de mais material orgânico. Com isso, a espessura da camada de solo aumenta.
As diferentes composições do solo
O solo é formado por vários tipos de materiais, como areia e argila. o que diferencia um solo de outro é a presença, em maior ou menor quantidade, de um determinado tipo de material.
- O solo arenoso tem como principal componente a areia. A água atravessa rapidamente os espaços entre os grãos de areia; é por isso que esse tipo de solo retém pouca água. A variedade de plantas que se desenvolvem no solo arenoso é pequena.
Praia de Canoa Quebrada, no Ceará. As poucas espécies de plantas que sobrevivem em solo arenoso ajudam a fixar as dunas de areia.
- O solo argiloso, o principal componente é a argila, formada por pequenos grãos. Como os espaçosentre os grãos são menores, a argila retém muita água, mantendo-se úmida. Em solo argiloso entra pouco ar, o quie dificulta a vida das plantas, pois as raízes têm dificuldade para respirar.
A argila é muito utilizada no artesanato, poi é fácilmente encontrada e bastante maleável. após secar em fornos especiais, a argila fica dura e não perde sua forma.
- O solo orgânico tem em sua composição material orgânico (restos de organismos mortos e em decomposição), além da areia e da argila. Esse solo é o mais apropriado para a vida das plantas.
Plantação de soja no rio Grande do Sul, cultivado em solo orgânico.