A carta do leitor é uma maneira de fazer parte da opinião pública!
Você já observou que nos jornais e revistas há um espaço reservado para que a opinião dos leitores seja publicada?
Estamos falando das cartas dos leitores, as quais mostram opiniões e sugestões; debatem os argumentos levantados nos artigos e fazem críticas a respeito; trazem perguntas, reflexões, elogios, incentivos, etc.
Para o leitor é o meio de expor seu ponto de vista em relação ao assunto lido, para o veículo de informação é uma arma publicitária para saber o que está agradando a opinião pública.
Não há regras estabelecidas para se fazer uma carta no estilo “carta do leitor”, a não ser as que já são preconizadas, ou seja, recomendadas ao escrevermos a alguém: especifique o assunto e seja breve; trace previamente o objetivo da carta (opinar, sugerir, debater); escreva em uma linguagem clara, precisa e nunca faça uso de palavras de baixo calão, pois sua carta não será publicada!
O objetivo do leitor ao escrever uma carta para um jornal da cidade ou uma revista de circulação nacional é tornar pública sua ideia e se sentir parte da informação. A carta do leitor é tão importante que pode ser fonte para uma nova notícia, uma vez que ao expor suas considerações a respeito de um assunto, o destinatário pode acrescentar outros fatos igualmente interessantes que estejam acontecendo e possam ser abordados!
Deve-se ter muito cuidado ao redigir uma carta, pois será lida por muitas pessoas. Por isso, revise o texto e observe com atenção se há clareza nas frases, se os períodos não estão muito longos e se não há repetições de ideias ou palavras, se há erros de pontuação e grafia.
Importante: Não se preocupe apenas em dizer o que pensa, o que acha, mas dê seu ponto de vista sempre explicando com muito cautela, e se expuser fatos, tenha certeza que são verdadeiros.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Sequência didática Cartas de leitor de olho nas cartas-3
Objetivo ler cartas de leitores identificando a sua forma composicional
Atividade: Selecione três cartas de leitores em revistas utilizadas em sala de aula ou periódicos, como Ciências Hoje da Criança ou Revista Recreio.
Responda as seguintes questões
1. A carta do leitor está cumprindo o principal objetivo: apresentar a opinião do leitor sobre a revista ou sobre fatos, acontecimentos ou assuntos, veiculados nelas?
2. A carta possui: a). Referências às matérias comentada.
b). Posicionamento/ou opinião do leitor em relação ao fato ou à matéria comentada.
c). Dados de identificação do leitor como, cidade e a sigla do Estado em que foi escrita e nome completo de quem escreveu?
3. As informações da carta aparecem de maneira direta, sem rodeios?
4. A crítica ou a opinião apresentada aos autores da revista é respeitosa e contribui com a revista?
5. O texto está escrito em primeira pessoa?
6. O texto está escrito de forma que possa circular nessa revista ( considerando o su público leitor) ortograficamente correto?
( sugestões de questões podem ser elaborados outros tipos de questionamentos para o aluno pensar e localizar as respostas.)
Atividade adequada a partir do 4º ano do ensino de 9 anos.
Sequência didática – Cartas de leitores – de olho nas cartas -2
Sequência didática- Cartas de leitores – de olho nas cartas – 2
ObjetivoLer cartas de leitor e dar título
Etapas
Atividade individual
Revistas e periódicos infantis
Pensar em possíveis títulos, devem relatar oralmente a escolha.
Justificar os títulos escolhidos.
Após a atividade formar duplas e realizar a escrita de títulos em duplas.
Atividade para o 4º ano do ensino fundamental de 9 anos.
Material de apoio- Guias de planejamento e orientações didáticas para o professor do 3º ano ciclo I.
Sequência didática- Cartas de leitores – de Olho nas Cartas
ObjetivoLer cartas de leitores identificando os organizadores textuais.
Etapas:
Atividade em duplas de alunos.
Cópias de cartas para serem lidos pelos alunos
Circular palavras em que destaque introduzem explicações/justificativa da opinião emitida.
Solicitar aos alunos o registro dos resultados no quadro negro.
Comentar com os alunos as funções das palavras conectoras, estabelecem uma informação que indicam contraste (mas, porém, entretanto…) idéias ou considerações menos importantes (, até, até mesmo, ainda…), doma de idéias ( e, também…), relação de causa e consequências ( porque, pois, portanto,…).
Lembrete: A análise linguístico-discursiva refere-se ao estudo dos recursos expressivos de língua usados na construção de sentidos do texto, considerando a sua relação com o contexto de produção, quem são os interlocutores (papel social), e quais são os seus interesses, com que finalidade o texto foi escrito, onde e quando circula ou circulou… Enfim, é uma análise que busca explicitar como isto interfere na seleção dos recursos da língua. No decorrer das atividades serão destacados exemplos deste tipos de exploração.
O que foi possível observar?
Que idéia traduzem essas palavras em destaque nas cartas feitas pelos alunos?
Material de apoio -Guias de planejamento e orientação didática livro do professor do 3º ano do ensino de 8 anos – SMESP.
Sequência didática – Leitura de reportagens relacionadas a cartas dos leitores
ObjetivosLer reportagens e assumir o papel de leitor participativo.
Compartar cartas identificando a presença de opiniões sustentadas.
Etapas
Organizar os alunos em duplas.
Cópias de reportagens de jornais revistas de circulação social ou científica e cadernos de registro.
Explique os objetivos da atividade para os alunos e proponha a leitura de reportagem e de cartas dos leitores a ela relacionadas.
Oriente a leitura e análise das cartas observando como a opinião é emitida.
Caso os alunos não identificarem a presença e a justificativa nas cartas, atribuir o mesmo valor argumentativo às cartas.
Modelo de carta enviada para a Revista Ciências Hoje Criança.
Tema: Você sabia que existe um tipo de poluição que ofusca o brilho das estrelas?
Tenho 11 anos e estou no 7º ano. Eu li a matéria que fala sobre a poluição que ofusca o brilho das estrelas, e eu fiquei olhando para o céu de onde eu moro com o céu do interior de Minas Gerais. Realmente aqui temdias que não consigo ver as estrelas direito, e na casa da vovó eu vejo o céu todo estrelado e lá não tem poluição. Gostaria de saber como a Lua aparece no meio da poluição em fotos, e por que às vezes a lua parece maior e outras vezes menor?
Modelo fictício escrevendo sobre a leitura de texto sobre a poluição que ofusca o brilho das estrelas. Revista Ciência hoje das Crianças n°208, ano22, Dezembro de 2009 – 2ª edição.
Material de apoio Guias de Planejamento de Orientação didática do professor de 3º ano do ensino de 8 anos.
Objetivo Conhecer revistas infantis e especialmente as seções de cartas
Etapas : Organizar os alunos em duplas
Materiais – cópias e exemplares de revistas infantis – exemplo – Revista Recreio
Permitir que os alunos folheiem as revistas e leiam as matérias contidas nelas.
Realizar uma leitura global e preencher a tabela de análise das matérias a serem estudadas, a (a tabela está no post do dia 13/07/2011)
Análise de uma nova tabela (exemplo)
Atividade inicial de análise e postagem para as revistas.
Material de apoio Guia de planejamento e orientação didática livro do professor. 3º ano de 8 anos.
Leitura e produção de cartas de leitores
Nesta parte do trabalho de produção e leitora de cartas de leitores será num primeiro momento uma produção coletiva de uma carta de leitor, bem como a revisão. O objetivo é que os alunos façam uso dos vários conhecimentos adquiridos sobre cartas e sobre a análise de matérias jornalísticas para se posicionarem a respeito de usam matéria escolhida e redijam, com a ajuda do professor.Atividade: Leitura de reportagens, seleção de uma para comentar e escrever uma carta de leitor.
Objetivo: Escrever carta de leitor relacionada a alguma reportagem lida e estudada.
Utilizar os principais elementos que compõem as cartas do leitor em sua produção.
Etapas: Produção de uma carta leitor coletiva.
Escolha de um suplemento ou texto informativo jornalístico ou científico.
Registro no caderno:
Rerpotagem__________________________________________–
Data da publicação:_______________________________
Revista ou jornal:_______________________________
Opinião do grupo sobre a matéria lida ___________________________
Levantamento da opinião a ser argumentada pelo grupo.
Qual parte do texto gostariam que estivesse no corpo da carta?
Atividade a partir do 4º ano do ensino de 9 anos
Material de apoio: Guia de orientação e planejamento didático do 3º ano livro do professor do ensino de 8 anos.
Devido a necessidade de trabalhar com o gênero cartas do leitor com os alunos pesquisei na internet e encontrei essa sequência didática que muito me ajudará a desenvolver meu trabalho. Espero também poder contribuir com você. Quanto às imagens são meramente ilustrativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário