twitterfacebookemail

Olá amigos!

Olá amigos!

terça-feira, 29 de março de 2011

A litosfera

A litosfera
As rochas
A litosfera tem na sua composição as rochas, os minérios e os diferentes tipos de solo.
Rocha são formadas por uma associação de diferentes materiais chamados minerais. Cada mineral tem uma composição definida. Existem inúmeros tipos de rocha , como granito, calcita, calcário e ardósia. O granito, por exemplo, é constituído principalmente por três minerais: quartzo, feldspato e mica.


 Silvita, mineral usado na produção de fertilizantes.

 Rocha formada por minerais, entre eles o calcário.
Não é comum a ocorrência de minerais isolados; por isso, quando vemos uma paisagem, observamos rochas, que são associações de minerais, e solos, que também contêm minerais.
Pedra Furada, praia de Jericoara, estado do Ceará

Os minérios
Os minérios são minerais ou rochas de importância econômica. Os minérios podem contwer elementos como ouro, prata, cobre, ferro, alumínio, etc.

O solo

Em algumas partes da Terra, as rochas estão cobertas por uma camada chamada solo. O solo é formado por fragmentos de rochas, água, sais minerais, ar e materiais orgânicos. Esses materiais orgânicos são constituídos de restos de seres vivos em decomposição.
O solo é importante para as plantas, seres dos quais a maioria dos outros seres depende. Do solo, as raízes das plantas retiram água e sais minerais. No solo também vivem seres decompositores, os fungos e as bactérias, além de outras formas de vida, como minhocas e formigas.
O solo é popularmente conhecido como terra.
 Os fungos, vistos em amarelo nesta foto, decompõem seres mortos, devolvendo ao solo os sais minerais e a matéria orgânica que o constituem.

A formação do solo

O solo se forma a partir da lenta fragmentação das rochas. Elas se transformam em partículas menores, ao longo de milhares de anos, devido à ação do vento, da água da chuva, dos seres vivos e das mudanças bruscas de temperatura.
 Líquen: tipo de associação (entre duas espécies) em que um fungo e uma alga vivem juntos.

Ao longo dos anos, a ação da água da chuva, dos ventos e as mudanças bruscas de temperatura desgastam e fragmentam as rochas, quebrando-as em pedaços cada vez menores.








Os primeiros seres vivos a aparecerem nas rochas são os líquens. Esses
sers ajudam a fragmentar as rochas. fungos, bactérias e algumas plantas começam a surgir no solo. Quando morrem, essesseres formam o material orgânico do solo.






Os animais que chegam atraídos pela vegetação contribuem para a fragmentação das rochas e a formação de mais material orgânico. Com isso, a espessura da camada de solo aumenta.









As diferentes composições do solo

O solo é formado por vários tipos de materiais, como areia e argila. o que diferencia um solo de outro é a presença, em maior ou menor quantidade, de um determinado tipo de material.
  • O solo arenoso tem como principal componente a areia. A água atravessa rapidamente os espaços entre os grãos de areia; é por isso que esse tipo de solo retém pouca água. A variedade de plantas que se desenvolvem no solo arenoso é pequena.
 Praia de Canoa Quebrada, no Ceará. As poucas espécies de plantas que sobrevivem em solo arenoso ajudam a fixar as dunas de areia.
  • O solo argiloso, o principal componente é a argila, formada por pequenos grãos. Como os espaçosentre os grãos são menores, a argila retém muita água, mantendo-se úmida. Em solo argiloso entra pouco ar, o quie dificulta a vida das plantas, pois as raízes têm dificuldade para respirar.
 A argila é muito utilizada no artesanato, poi é fácilmente encontrada e bastante maleável. após secar em fornos especiais, a argila fica dura e não perde sua forma.
  • O solo orgânico tem em sua composição material orgânico (restos de organismos mortos e em decomposição), além da areia e da argila. Esse solo é o mais apropriado para a vida das plantas.
[agronegocio.jpg] Plantação de soja no rio Grande do Sul, cultivado em solo orgânico.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Problemas no campo aditivo

          1.       Uma escola tem 589 alunos. 120 alunos estão matriculados no 2º ano;  146 alunos estão matriculados no 3º ano; 138 alunos estão matriculados no 4º ano. Quantos alunos estão matriculados no 5° ano?
         




Resposta:_____________________________________________________

2.        Um feirante vendeu 350 frutas em um dia, sendo que dessas frutas 85 eram maçãs, 112 eram laranjas e 98 eram mexericas. Sabendo que em sua barraca também havia mangas, quantas ele vendeu?
        






Resposta:______________________________________________________
3.       Dona Maria é doceira e recebeu uma encomenda de 4500 doces. Ela já fez 750 cocadas brancas, 1300 brigadeiros e 1650 beijinhos. Quantas cocadas pretas ela terá que fazer para completar a encomenda que recebeu?







Resposta:___________________________________________________

4.       Marcela possuia uma coleção de4697 figurinhas da turma da Mônica.Comprou mais algumas figurinhas de sua mãe totalizando 8790  figurinhas. Quantas figurinhas Marcela ganhou?





Resposta:___________________________________________________

domingo, 27 de março de 2011

Tratamento da informação - gráficos

Eis aqui algumas possibilidades de criar gráficos com os alunos em sala de aula
Levantamento de dados  em sala de aula para construção de gráficos
1ª etapa: Construção de tabela no caderno
2ª etapa: construção de gráfico em folha de sulfite
GRUPO 1 – Mês de aniversário dos alunos do 5º ano A
GRUPO 2 – Gibis preferidos pelos alunos do 5º ano A
GRUPO 3 – Número de calçadodos alunos do 5º ano A
GRUPO 4 – Time de futebol preferido pelos alunos do 5º ano A
GRUPO 5 – Programas de televisão preferidos pelos alunos do 5º ano A
GRUPO 6 – Animais de estimação do 5º ano A
GRUPO 7 – Sabor de sorvete preferido pelos alunos do 5º ano A
GRUPO 8 – Esporte preferido pelos alunos do 5º ano A

GRUPO 9 - Brincadeiras preferidas pelos alunos do 5º ano A

Meus alunos construindo gráficos









quarta-feira, 23 de março de 2011

A Terra é o nosso planeta


          Você já imaginou o que deve existir no interior da Terra? Será que algum ser humano já esteve no centro do nosso planeta?
         Até hoje, ninguém chegou lá para ver como é que é. Da superfície terrestre ao centro, seria preciso percorrer uma distância de cerca de 6.400 quilômetros. Além disso, o interior do planeta é tão quente que nenhum ser vivo sobreveviria. A temperatura no centro da Terra ultrapassa 6.000 ºC! (Lê-se seis mil graus Celsius.) Imagine que um dia muito quente de verão no Brasil pode apresentar temperatura de 40 ºC. A água, quando ferve, pode atingir 100 ºC. Desse modo, imagine como é quente o centro da Terra.
         A Geologia é a ciência que estuda a Terra, sua composição e as mudanças que ocorrem em sua estrutura. Para estudar o interior do planeta, os geólogos usam aparelhos que fazem medições a distância.     Também usam máquinas pram perfurar o solo e recolher materiais. Essas máquinas, porém, só podem fazer perfurações de poucos quilômetros de profundidade.

A estrutura do planeta

Crosta terrestre - Formada por rochas sólidas, constitui a superfície da Terra. Sua espessura varia entre 5 quilômetros, no fundo dos oceanos, e 80 quilômetros, nos pontos mais altos do planeta.
Manto - Camada com 2.900 quilômetros de profundidade; parte superior constituída por rochas sólidas e parte inferior formada por rochas derretidas devido à alta temperatura no interior da Terra.
Núcleo - formado por uma camada de material sólido e outra de materiais pastosos.
A camada sólida que reveste o nosso planeta, formada pela crosta terrestre e pela parte superior do manto, recebe o nome de litosfera.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia 22 de Março- Dia Mundial da Água- Poemas e trabalhos sobre esse dia...

                                                                                         
O objetivo do Dia Mundial da Água 2011 é chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.
O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.
O Dia Mundial da Água é realizado anualmente em 22 de Março, como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e defender o manejo sustentável desta. A cada ano, no Dia Mundial da Água, é destacado um aspecto específico da água doce.
A ÁGUA, NOSSO BEM MAIOR, PRECISA SER VALORIZADA E PRESERVADA! CELEBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2011 COM ATITUDES PROATIVAS EM SUA COMUNIDADE...ENVOLVA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E ENTIDADES PARA DIVULGAR E VALORIZAR OS RIOS, LAGOS, CACHOEIRAS, PRAIAS E MARES DA SUA COMUNIDADE! DESCRUZE OS BRAÇOS, FAÇA A SUA PARTE!"
 
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

                                                                                  
Leia a música de Guilherme Arantes com a mais linda homenagem ao nosso Planeta Água :

                                                                   PLANETA ÁGUA
(Guilherme Arantes)

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água
Terra, planeta á...gua


                                                            
Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
Ajude o planeta, economize e preserve nossas fontes !
Fonte: http://ler-com-prazer.blogspot.com/

Felicidade sob controle

Um estudo da Universidade de Wisconsin (EUA) constatou que o monge francês Matthieu Ricard, que vive no Himalaia há 40 anos, é uma das pessoas mais felizes do mundo. Ele apresenta alta atividade no córtex pré-frontal esquerdo, região ligada à sensação de felicidade, e quase nenhuma do lado oposto, relacionado à ansiedade. O segredo? Não se apegar a bens materiais e preocupar-se apenas com questões do espírito. Mas você não precisa imigrar para o Tibet e passar horas meditando. Cientistas calculam que 50% da felicidade é determinada pela genética, 10%, pelas circunstâncias da vida e 40%, por pensamentos e ações. Ou seja, você tem boa parte do controle. Veja algumas atitudes que contribuem para melhorar o astral.

Aguce a curiosidadePessoas inquisitivas têm mais chances de extrair significado e prazer de pequenas coisas. É o que mostra um estudo publicado na revista americana Motivation and Emotion. Mas não vale passar a tarde procurando vídeos novos no You Tube. O ideal é experimentar atividades fora da sua área de conforto. Quanto mais diversifica o seu dia a dia e descobre atividades novas, mais exercita o cérebro e melhora o humor. Prefira atividades que desenvolvam habilidades específicas, como aulas de idiomas. Isso porque, para aprender, você se desliga dos problemas cotidianos.

Acorde com águaA equação não é complicada: a desidratação deixa você para baixo, numa morosidade só, e a água ajuda a recuperar os níveis de energia. Já foi constatado que a taxa de hidratação é menor pela manhã. Então, tomar um ou dois copos do líquido logo cedo é um bom antídoto contra o mau humor matinal. Outra pesquisa recente mostrou que a água torna a malhação mais prazerosa. As pessoas que se hidratavam antes de subir na esteira e a cada 20 minutos, durante o esforço físico, disseram estar mais bem-humoradas ao longo e depois da atividade do que aquelas que não se hidratavam.

Aposte nas gorduras certas
Estudos mostram que dietas com menos de 25% das calorias vindas de gorduras aumentam a ansiedade, a frustração e a raiva. Por isso, nada de riscá-las do cardápio. Mas é preciso escolher as fontes certas, ou pode surtir o efeito contrário. Por exemplo, quem ingere muita gordura saturada fica mal-humorada . A dica é preferir as monoinsaturadas (encontradas no abacate e em oleaginosas) e o ômega-3, presente principalmente nos peixes de água fria. Esse tipo de gordura cria um ambiente ideal para a troca rápida de mensagens entre as células cerebrais. Na ausência de ômega-3, o cérebro se adapta e as respostas ficam mais lentas, levando a alterações de humor.

Tá ruim? escreva
Em momentos de tensão, é comum que nosso cérebro foque em pensamentos negativos. Precisamos mudá-los ou neutralizá-los para que não nos influenciem, Como? Fazendo uma 'faxina mental': identifique exatamente o que passa pela sua cabeça. Depois de isolar os pensamentos negativos, analise-os com calma (escrevê-los num papel pode ajudar). Por exemplo: se estiver preocupada com seu emprego, enumere possibilidades para apaziguar a angústia: converse com seu chefe, conheça a situação da empresa, acione sua rede de contatos.

Assuma vocêSeu conceito de felicidade não é bem a família de propaganda de margarina? Ok. Nem precisa ser. Estar encaixada no padrão social não significa necessariamente felicidade. Tente levar a vida de acordo com o que deseja e lute para conseguir. Não é fácil, mas lembre-se de que a maioria das situações que acontecem (de bom e de ruim) com você depende... de você.

Promova o bemPesquisadores da Universidade da Califórnia pediram a voluntários que fizessem ao menos cinco boas ações por semana. Os mais dedicados - que faziam cinco boas ações por dia - relataram maior sensação de felicidade. Outro levantamento indicou que quem expressa gratidão com frequência - e de forma sincera - também controla melhor a ansiedade.

Revista Marie Claire

Dicas para economizar água





Dentro de casaEntre fechar as torneiras e varrer ao invés de usar água, aprenda atitudes que ajudam economizar água no dia-a-dia:


Banho: no calor, ao invés de tomar um banho de 15 minutos, opte por dois de 5 minutos. Afinal, 10 minutos de água a menos representam 30 litros poupados.

Outra dica é desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, medida que economiza eletricidade e faz com que menos água vá, desnecessariamente, para o ralo.


Escovar o dente: feche a torneira enquanto usa a escova. Afinal, segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), se em uma casa com cinco pessoas todos escovarem o dente três vezes ao dia com a torneira fechada, serão economizados 10 litros de água.


Louça: também feche a torneira enquanto lava pratos, talheres, copos e panelas, abrindo apenas no momento de enxaguar.


Veículo: para lavar o carro ou moto, use baldes ao invés de mangueira.


Quintal e Calçada: lavar esses locais com mangueira também não é aconselhável. Deixe que a chuva faça isso, ou utilize a vassoura para tirar a sujeira.

Para se ter uma ideia, em 15 minutos de mangueira aberta, 279 litros de água são desperdiçados.

Torneira e Vaso sanitário: vale ainda indicar a instalação de torneiras temporizadas e bacias com caixa acoplada, as quais auxiliam na redução do consumo de água.

Economia no condomínio
Do total de gastos de um condomínio, a conta de água é a segunda maior. Ela chega a responder, segundo o Grupo Hubert, por 10% a 15% da conta mensal.

Uma dica para economizar a água é adotar a individualização da conta, já que há apartamentos que consomem mais que outros, mas pagam o mesmo valor. Para se ter uma ideia, segundo o Grupo Hubert, a economia pode chegar a 20% com a instalação de hidrômetros individuais.

Outro bom conselho é adotar o sistema de reutilização da água, que permite aproveitar águas da chuva, de poço artesiano ou mesmo a que desce pelo ralo.

Sistema de reutilização de águaEsses recursos captados são tratados e chegam novamente aos imóveis por uma tubulação diferente. Desta forma, pode-se usar a água reciclada para lavar o carro, a calçada, fazer faxina, encher a piscina, ou mesmo para fazer o resfriamento em processos industriais.

Esses procedimentos não necessitam de água potável, como é o caso de bebedores em escolas, por exemplo, mas incentivam a autonomia de suprimentos, além do uso racional e da água, com certificação de qualidade.

Hidrômetro ajuda a detectar vazamentosUm dos maiores inimigos da água e da redução da conta são os vazamentos. A Sabesp aconselha os consumidores a verificarem semanalmente a leitura marcada no hidrômetro, pois, dessa forma, esses inimigos invisíveis podem ser detectados através de um consumo controlado, o que evita o desperdício.

Além disso, dependendo do tempo de uso e das condições de conservação, o aparelho se desgasta e começa a marcar consumo errado de água, sendo necessário substituí-lo por um novo.

O hidrômetro é o aparelho instalado em cada imóvel ou condomínio para registrar esse consumo, e é por meio dele que a Sabesp mede a quantidade de água consumida nos 365 municípios onde opera.

segunda-feira, 21 de março de 2011

A conquista portuguesa


Terra de Pindorama
"Pindorama, Pindorama
É o Brasil antes de Cabral
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal
Fica além, muito além
Do encontro do mar com o céu
Fica além, muito além
Dos domínios de Dom Manuel"
Pindorama. Sandra Peres e Luíz Tatit.
CD Canções curiosas.

Na língua tupi, Pindorama siginfica "terra das palmeiras". Era assim que os ´ndios tupis chamavam o local onde eles viviam. depois, muito tempo depois, com a chegada dos portugueses, essas terras ganharam o nome de Brasil.

Responda as questões.
1. Segundo a canção, Portugal e Pindorama eram lugares muito distantes. Por que os portugueses fizeram uma viagem tão longa?
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
2. Como você imagina que foi o primeiro encontro entre indígenas e portugueses?
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

Polígonos


Sistema de numeração

Linha do tempo

Sistema monetário

Esculturas gigantes: saiba como surgem os cânions

Como se formam
              Você já ouviu o ditado que diz que água mole em pedra dura tanto bate até que fura? Os cânions são a prova de que essa frase não é brincadeira. A água é a principal responsável por essas esculturas que demoram milhões para se formar.
              Em certas regiões, os rios desgastam as rochas e se infiltram em fendas que se abriram no solo até cavar gargantas muito profundas e criar paredões imensos.
              Há formações assim no planeta todo.[...]
Forças da natureza
              Os cânions costumam se formar em áreas onde o clima é seco e há arenito, xisto e calcário no solo. Essas rochas são mais moles e facilitam a passagem da água.
              Caminhos com diferentes níveis também colaboram para a formação de cânions. É que, ao cair da parte mais alta para a mais baixa, a água do rio ganha força e empurra o que estiver na frente.
             Vento, chuva e neve ajudam a desenhar as esculturas. Mas isso tudo acontece tão devagar que demora milhões de anos para se perceber o efeito.
             No Brasil há vários cânions, mas, por causa do tipo de solo e de clima, o desgaste das rochas é diferente.
             Os maiores estão no Rio grande do Sul e em Santa Catarina, dentro do Parque Nacional  da Serra Geral. São áreas onde há muito tempo erupções vulcânicas racharam o solo, dando passagem para as águas do rio Perdizes. [...]
Recreio. São Paulo: Abril, n. 111, 2002. p. 28-29

Após ler o texto responda.
Em sua opinião os cânions modificam a paisagem da natureza? Explique

_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________





sexta-feira, 18 de março de 2011

A LISTA DE COISAS QUE NÃO SABEMOS OU NÃO LEMBRAMOS...

Os Três Reis Magos:
O árabe Baltazar: trazia incenso, significando a divindade do MeninoJesus.
O indiano Belchior: trazia ouro, significando a sua realeza.
O etíope Gaspar: trazia mirra, significando a sua humanidade.


As Sete Maravilhas do Mundo Antigo:1 - As Pirâmides do Egito
2 - As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilônia
3 - O Mausoléu de Helicarnasso ( ou O Túmulo de máusolo em Éfeso )
4 - A Estátua de Zeus, de Fídias
5 - O Templo de Artemisa (ou Diana)
6 - O Colosso de Rodes
7 - O Farol de Alexandria.


Os Sete Pecados Capitais
Eles só foram enumerados no século VI, pelo papa São Gregório Magno (540-604), tomando como referência as cartas de São Paulo.
Gula
Avareza
Soberba
Luxúria
Preguiça
Ira
Inveja



As Sete Virtudes (para combater os pecados capitais)
Temperança (gula)
Generosidade (avareza)
Humildade (soberba)
Castidade (luxúria)
Disciplina (preguiça)
Paciência (ira)
Caridade (inveja)



Os Sete dias da Semana e os 'Sete Planetas'
Os dias, nos demais idiomas - com excessão da língua portuguesa , mantém os nomes dos sete corpos celestes conhecidos desde os babilônios :
Domingo - dia do Sol
Segunda - dia da Lua.
Terça - dia de Marte
Quarta - dia de Mercúrio
Quinta - dia de Júpiter
Sexta - dia de Vênus
Sábado - dia de Saturno
As Sete Cores do Arco-Íris:

Na mitologia grega, Íris era a mensageira da deusa Juno. Como descia do céu num facho de luz e vestia um xale de sete cores, deu origem à palavra arco-íris. A divindade deu origem também ao termo íris, do olho.
Vermelho
Laranja
Amarelo
Verde
Azul
Anil
Violeta
Os Dez Mandamentos:
1º - Amar a Deus sobre todas as coisas
2º - Não tomar o Seu Santo Nome em vão
3º - Guardar os sábados
4º - Honrar pai e mãe
5º - Não matar
6º - Não pecar contra a castidade
7º - Não furtar
8º - Não levantar falso testemunho
9º - Não desejar a mulher do próximo
10º - Não cobiçar as coisas alheias
Os Doze Meses do Ano:
1-Janeiro: homenagem ao Deus Janus, protetor dos lares
2-Fevereiro: mês do festival de Februália (purificação dos pecados), em Roma;
3-Março: em homenagem a Marte, deus guerreiro;
4-Abril: do latim Aperire (o que abre). Possível referência à primavera no Hemisfério Norte;
5-Maio: acredita-se que se origine de maia, deusa do crescimento das plantas;
6-Junho: mês que homenageia Juno, protetora das mulheres;
7-Julho: No primeiro calendário romano, de 10 meses, era chamado de quintilis (5º mês). Foi rebatizado por Júlio César;
8-Agosto: Inicialmente nomeado de sextilis (6º mês), mudou em homenagem a César Augusto;
9-Setembro: era o sétimo mês. Vem do latim septem;
10-Outubro: Na contagem dos romanos, era o oitavo mês;
11-Novembro: Vem do latim novem (nove);
12-Dezembro: era o décimo mês.
Os Doze Apóstolos:
1 - Simão Pedro
2 - Tiago ( o maior )
3 - João
4 - Filipe
5 - Bartolomeu
6 - Mateus
7 - Tiago ( o menor )
8 - Simão
9 - Judas Tadeu
10 - Judas Iscariotes
11 - André
12 - Tomé. ***Após a traição de Judas Iscariotes, os outros onze apóstolos elegeram
Matias para ocupar o seu lugar.
Os Doze Profetas do Antigo Testamento:
1 - Isaías
2 - Jeremias
3 - Jonas
4 - Naum
5 - Baruque
6 - Ezequiel
7 - Daniel
8 - Oséias
9 - Joel
10 - Abdias
11 - Habacuque
12 - Amos
Os Quatro Elementos e os Signos
Terra (Touro - Virgem - Capricórnio)
Água (Câncer - Escorpião - Peixes)
Fogo (Carneiro - Leão - Sagitário)
Ar (Gêmeos - Balança - Aquário)
As Musas da Mitologia Grega
(aquem se atribuía a inspiração das ciências e dasartes)
1 - Urânia ( astronomia )
2 - Tália ( comédia )
3 - Calíope ( eloqüência e epopéia )
4 - Polímnia ( retórica )
5 - Euterpe ( música e poesia lírica )
6 - Clio ( história )
7 - Érato ( poesia de amor )
8 - Terpsícore ( dança )
9 - Melpômene ( tragédia )
As Datas de Casamento:
1 ano - Bodas de Algodão
2 anos - Bodas de Papel
3 anos - Bodas de Trigo ou Couro
4 anos - Bodas de Flores e Frutas ou Cera
5 anos - Bodas de Madeira ou Ferro
10 anos - Bodas de Estanho ou Zinco
15 anos - Bodas de Cristal
20 anos - Bodas de Porcelana
25 anos - Bodas de Prata
30 anos - Bodas de Pérola
35 anos - Bodas de Coral
40 anos - Bodas de Rubi ou Esmeralda
45 anos - Bodas de Platina ou Safira
50 anos - Bodas de Ouro
55 anos - Bodas de Ametista
60 anos - Bodas de Diamante ou Jade
65 anos - Bodas de Ferro ou Safira
70 anos - Bodas de Vinho
75 anos - Bodas de Brilhante ou Alabastre
80 anos - Bodas de Nogueira ou Carvalho
Os Sete Anões:
Dunga
Zangado
Atchin
Soneca
Mestre
Dengoso
Feliz
Você Sabia ?
1 - Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa: ' O Killed ' ( zero mortos ).. Daí surgiu a expressão ' O.K. '. Para indicar que tudo está bem.
2 - Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao se referir a São José, diziam sempre ' Pater Putativus ', ( ou seja: 'Pai Suposto' ) abreviando em P.P .'. Assim surgiu o hábito, nos países de colonização espanhola, de chamar os 'José' de 'Pepe'.
3 - Cada rei no baralho representa um grande Rei/Imperador da história:
Espadas: Rei David ( Israel )
Paus: Alexandre Magno ( Grécia/Macedônia )
Copas: Carlos Magno ( França )
Ouros: Júlio César ( Roma )
4 - No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito ' é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus '... O problema é que São Jerônimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra ' kamelos ' como camelo, quando na verdade, em grego, 'kamelos' são as cordas grossas com que se amarram os barcos. A idéia da frase permanece a mesma, mas qual parece mais coerente?
5 - Quando os conquistadores ingleses chegaram a Austrália, se assustaram ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente chamaram um nativo ( os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos ) e perguntaram qual o nome do bicho. O índio sempre repetia ' Kan Ghu Ru ', e portanto o adaptaram ao inglês, ' kangaroo' ( canguru ). Depois, os lingüistas determinaram o significado, que era muito claro: os indígenas queriam dizer: 'Não te entendo '.
6 - A parte do México conhecida como Yucatán vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam esse lugar, e o índio respondeu ' Yucatán '. Mas o espanhol não sabia que ele estava informando ' Não sou daqui '.
7 - Existe uma rua no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, chamada 'PEDRO IVO'. Quando um grupo de estudantes foi tentar descobrir quem foi esse tal de Pedro Ivo, descobriram que na verdade a rua homenageava D.Pedro I, que quando foi rei de Portugal, foi aclamado como 'Pedro IV' (quarto). Pois bem, algum dos funcionários da Prefeitura, ao pensar que o nome da rua fora grafado errado, colocou um ' O ' no final do nome. O erro permanece até hoje. Acredite se quiser...

Tempo é um recurso não reciclável


Se tem uma coisa que todo mundo faz de vez em quando é esperar: filas, elevadores, consultórios, cabeleireiros, às vezes até oficinas mecânicas.
Em alguns casos há coisas interessantes para se fazer: uma revista, uma boa conversa, uma televisão. Mas o que fazer quando não há nada assim tão interessante, ou o que tem não nos interessa? O que poderia ser melhor do que ficar impaciente, que pouco adianta?
Como o tempo não é um recurso reciclável, comecei então a pensar em coisas para se fazer nos momentos de espera, para transformar um tempo morto em tempo útil.
Detalhe: esta matéria foi concebida no conforto do sofá de uma oficina!

Veja a seguir a minha lista, que, é claro, não se esgota nessas alternativas, existem muitas mais. E na maioria das vezes você só vai precisar de uma.

1) Leitura - Ande com um livro de que goste e aproveite a espera para lê-lo. Outra boa alternativa é imprimir matérias do site Possibilidades!

2) Para quem digita muito - Fazer exercícios com os braços e mãos para prevenir lesões. Dois me foram ensinados por um ortopedista. O primeiro consiste em levantar os braços até a horizontal e fechar as mãos com força, contando até 10. O outro, também com os braços na horizontal, é manter as mãos abertas e forçá-las para cima, contando até 10.

3) Relaxar na postura – Simplesmente relaxar o que for possível, na posição em que estiver. Para aperfeiçoar a técnica, você pode segmentar: em um momento, concentra-se na cabeça (testa, boca, língua, pescoço), em outro, na parte inferior do corpo, em outro ainda, nos braços e mãos.

4) Relaxar em geral – Escolha uma parte do corpo, tensione-a e vá soltando os músculos devagar.

5) Alongamento de braços – Encaixe o quadril, leve os braços para trás, entrelace as mãos e estique os braços. Se estiver bom, fique algum tempo usufruindo, entregue-se.

6) Exercícios variados – há muitos outros tipos de exercícios que podem ser feitos. Por exemplo, para o pescoço, para os olhos e até de exercícios para melhorar o desempenho sexual já ouvi falar.

7) Avançar na resolução de algum problema I – Se estiver com algo para resolver, pode usar o tempo para buscar alternativas, estratégias de ação e avaliá-las.

8) Prática de quebrar o gelo – Se tiver alguém próximo, você pode perguntar-se como faria para rapidamente quebrar o gelo e iniciar uma conversa amigável? Muitas pessoas aparentemente sérias estão apenas caladas, basta um estímulo para se soltarem. O estímulo pode ser uma pergunta (quem ignora uma?), um cumprimento, um comentário sobre o tempo, o cachorro, o prédio, o que houver por perto. O mais importante aqui é a atitude de busca por algo a comentar; quem procura, acaba achando!

9) Avançar na resolução de algum problema II – Que tal virar-se para alguém próximo e perguntar para a pessoa se ela poderia dar sua opinião sobre uma situação? Outras pessoas costumam ver sob outros pontos de vista distintos dos nossos e podem dar boas idéias. E quem não gosta de ajudar quem precisa?

10) Exercício de percepção: sensações – Se estiver com alguma dor, fome ao algum desconforto, tente prestar atenção às sensações físicas do momento: localização, abrangência, intensidade, tipos (sensações às vezes são combinações de duas ou mais, percebidas como uma só, como quando encostamos um dedo no outro). Por exemplo, “dor de cabeça” se transforma em uma “dor na cabeça”, e pode ficar mais suportável (se não ficar, pare!).

11) Exercício de percepção: foco – Exercite a capacidade de manter o foco fixando a atenção em algo. Um boa alternativa é observar as pessoas ao redor, com um foco bem específico: só olhos, só bocas, só narizes, só formatos de rostos. Experimente e veja se como eu também acha interessante.

12) Melhorar a respiração - Às vezes nossa respiração não é lá tão boa, podendo ser afetada até por emoções; aproveite o tempo para nutrir-se melhor desse recurso vital que é o oxigênio. Aprofunde e torne mais lenta a respiração, usando o abdômen (a respiração dos iogues, dos bebês e dos cantores, entre outros).

13) Exercício de percepção: o que não é – Fique algum tempo olhando um espaço negativo. Quando faço isso em árvores, e após algum tempo de concentração, vejo dois halos em volta delas, um mais amplo e outro mais estreito e brilhante, bem junto aos galhos. Esta técnica é usada por desenhistas e em geral pode ser usada para enriquecermos a percepção do que não é, em vez de somente coisas e objetos.

[...]

...Para aproveitar pelo menos uma entre tantas possiblidades, basta ter algum objetivo que lhe seja atraente: relaxar, aprender, melhorar ou outro propósito que o guie e motive a fazer algo diferente. Avalie se vale a pena e boas esperas!

Virgílio Vasconcelos Vilela

Sobre a vírgula

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Detalhes Adicionais:
SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À
SUA PROCURA.

* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
 * Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

Algarismo romanos

quinta-feira, 17 de março de 2011

Conhecendo o solo



O que você sabe?
1. Um professor afirmou que "o solo é fundamental para os seres vivos; dele depende, direta ou diretamente, a vida no planeta". Reúna-se com seus colegas e proponham uma explicação para essa frase. Usem exemplos de animais e plantas.
2. Que recursos naturais são extraídos do solo? Faça uma lista.
3. O ser humano deve proteger e conservar o solo? Por quê?